“A Arte da Cura”

Série documental da autoria de Rita Saldanha que nos vem demonstrar que a ciência, a tecnologia e a arte estiveram sempre juntas para nos curar.

A evolução da medicina resulta das grandes contribuições que, no tempo e no espaço, foram dadas por várias civilizações, que com ela também evoluíram. E é esta evolução que vamos ver na série documental “A Arte da Cura”.

Ao longo de 13 episódios, espreitamos os primórdios mágicos da medicina, os avanços da civilização árabo-islâmica, como as epidemias e pandemias que impulsionam a criatividade, e como Da Vinci inaugura a cultura da imagem na medicina. Também vemos como Portugal iniciou a globalização da saúde com a expansão marítima portuguesa, e como das drogas chegámos à indústria farmacêutica. Deixamo-nos espantar com o milagre das vacinas e dos antibióticos, como a ética no ensino persiste em aprofundar a relação entre profissionais de saúde e doentes e é capaz de proclamar o direito à saúde.

Hoje, na procura pela dignidade humana fala-se de equidade no acesso aos cuidados de saúde, de como as alterações climáticas estão a mudar padrões da nossa saúde e do sonho coletivo da humanidade de querer viver para sempre.

Com apresentação de Rita Saldanha, “A Arte da Cura” é a nova série documental da RTP2 que poderá acompanhar a partir de 2 de dezembro, nas noites de quinta-feira, pelas 22h50 na RTP2.

Galeria