Dia Internacional dos Museu

18 de maio |11h00-12h00

OS SEGREDOS DA FARMÁCIA HOSPITALAR

Faça uma viagem no tempo e venha conhecer a Botica Oitocentista do Hospital Real de Santo António e a Farmácia de Oficina do Hospital Joaquim Urbano.

Entrada gratuita. Atividade sujeita a inscrição prévia: museudochp@chporto.min-saude.pt até dia 17.05.2022 Inscritos: máximo 15.

18 de maio | 14h – 18h
A Enfermagem: Um olhar sobre a nossa identidade

A 12 de maio celebrando o Dia Internacional do Enfermeiro será inaugurada no Centro Hospitalar do Porto a exposição “A Enfermagem: Um olhar sobre a nossa identidade“ que visa promover e valorizar as origens e a evolução da prestação de cuidados de enfermagem nas suas unidades hospitalares. Num convite a uma viagem pela história da instituição e da Enfermagem, a mostra será enriquecida com peças fundamentais da prática e do ensino da Enfermagem desde os finais do séc. XIX até à atualidade. A exposição estará em itinerância no Núcleo Museológico da ESEP de 16 a 21 de maio (14h-18h).

18 de maio | 15h – 16h
PATRIMÓNIO E IDENTIDADE: MEMÓRIAS DO HOSPITAL DE SANTO ANTÓNIO

Percurso orientado onde o convidamos a descobrir o percurso histórico e identitário do Hospital, destacando-se a sua inserção na cidade e a sua relação com a comunidade. Venha descobrir um lugar-chave da memória e vivência do Porto.

21 de maio | 9h – 18h
Visitas livres
AS MEMÓRIAS DA FARMÁCIA

Visita livre e admissão gratuita
Contactos para informações: museudochp@chporto.min-saude.pt

21 de maio |10h00-17h00
Peddy paper “ENIGMAS NO MUSEU”

Desafiamos as famílias a desvendarem vários enigmas relacionados com o Edifício e as coleções do Museu, para que assim possam descobrir, explorar e viajar pela memória do Hospital de Santo António e do Hospital Joaquim Urbano. Não se esqueçam de partilhar connosco o resultado final pois as equipas que completarem 20 pontos recebem um brinde especial!

Acesso gratuito. Atividade sujeita a inscrição prévia: museudochp@chporto.min-saude.pt até dia 19.05.2022.

As equipas deverão ser compostas no mínimo por 2 pessoas e no máximo por 6.

21 de maio | 11h – 12h
OS SEGREDOS DA FARMÁCIA HOSPITALAR

Entrada gratuita. Atividade sujeita a inscrição prévia: museudochp@chporto.min-saude.pt até dia 19.05.2022 Inscritos: máximo 15.

21 de maio | 15h – 17h
Em Linha Reta

Os museus têm poder? Sim? Não? Qual? Venha descobrir, no Centro Português de Fotografia e, em seguida, em Linha Reta, no Museu do Centro Hospitalar do Porto.

Participação gratuita. Inscrição prévia obrigatória para sonia.silva@cpf.dglab.gov.pt

21 de maio | 15h – 16h
PATRIMÓNIO E IDENTIDADE: MEMÓRIAS DO HOSPITAL DE SANTO ANTÓNIO