Elétrodos

Elétrodos

Os elétrodos do eletrocardiograma (ECG) são os dispositivos que ligam o paciente com o eletrocardiógrafo. Através deles é obtida a informação elétrica para impressão e análise do eletrocardiograma.
Para realizar um eletrocardiograma padrão são necessários 10 elétrodos, divididos em dois grupos: elétrodos periféricos e elétrodos precordiais. Os elétrodos periféricos são quatro e colocam-se nos membros do paciente. Cada um tem uma cor. Os elétrodos precordiais são seis e colocam-se na região precordial.
A partir dos dados fornecidos por eles obtêm-se as 12 derivações do ECG.
Consoante a idade do paciente, serão utilizados elétrodos pediátricos ou para adultos. Os elétrodos pediátricos e, em particular, os neonatais têm um diâmetro inferior ao dos elétrodos para adultos.
Os elétrodos podem ser de sucção ou de fixação conforme se colocam, respetivamente, na zona precordial ou nos membros do paciente.

O eletrocardiograma é um exame que deteta a atividade elétrica do coração. Cada contração do músculo cardíaco ou das válvulas do coração é comandado por pequenos impulsos elétricos gerados no próprio coração. O ECG consegue identificar os padrões normais de transmissão e geração destes impulsos elétricos. Deste modo, o ECG é o exame mais indicado para avaliar arritmias cardíacas e para a investigação inicial da isquemia cardíaca.

Galeria

Especificações

Categoria
Cardiologia
Cronologia
c. 1980
Produções
GEOMED® Medizin-Technik [Tóquio, Japão] {fabricante}
Funções
Os elétrodos de ECG são indicados para utilização em procedimentos de ECG.
Materiais
Metal, Borracha
Medidas
19,3 x 28,0 x 10,0 cm
Localização
Reserva
Incorporação
Hospital Maria Pia
Nº Inventário
MCHP.2010.0606/02