Micrótomo

Micrótomo

Aparelho portátil utilizado na prática de anatomia patológica e executado na segunda metade do séc. XX pela firma alemã “Jung”, localizada em Heidelberg.
Este dispositivo destinava-se a fazer cortes histológicos com alguns micrómetros (µm) de espessura a partir de partes anatómicas, incluídas em blocos de parafina.
Para o procedimento a peça histológica incluída em parafina era fixa no dispositivo existente na base e acionando a manivela lateral, conectada ao volante, era transmitido um movimento vertical que abaixa o bloco na frente da faca, e o cortava com a espessura predefinida. Como as secções de parafina eram incolores, os espécimes não estavam ainda adequados para exame com microscópio de luz. Montados em lâmina de vidro procedia-se então à sua coloração para possibilitar a análise por microscopia.
A história dos micrótomos começou com o início dos microscópios de luz, verificando-se que, para observar a estrutura do espécime, era importante fazer cortes reprodutíveis limpos, na ordem de 100 µm, através dos quais a luz poderia ser transmitida. Inicialmente algumas secções foram inclusivamente preparadas manualmente usando lâminas de barbear. Como as exigências de preparação das amostras foram aumentando, foi necessário que os micrótomos evoluíssem. Um dos primeiros dispositivos para a preparação de tais cortes foi desenvolvido em 1770 por Alexander Cummings (1731/2-1814), numa parceria com o médico e botânico inglês John Hill (1714-1775).
Relativamente à invenção do micrótomo mecânico as fontes divergem entre o anatomista suíço Wilhelm His (1831-1904) em 1865; o médico alemão e pai da patologia moderna Rudolph Virchow (1821-1902) em 1866; entre outros.
No final do séc. XIX, o desenvolvimento de amostras muito finas por microtomia, juntamente com a coloração seletiva de importantes componentes celulares ou moléculas, permitiram a visualização de estruturas com enorme detalhe ao microscópio.
Normalmente, os micrótomos modernos permitem cortes extremamente finos e transparentes de uma espessura de 0,1 até 100 µm, sendo 1 micrómetro (μm) equivalente à milésima parte de 1 milímetro (mm).

Visita Virtual

Galeria

Especificações

Categoria
Anatomia Patológica
Cronologia
Século XX (2ª metade)
Produções
Jung [Heidelberg]
Funções
Este dispositivo destinava-se a fazer cortes histológicos com alguns micrómetros (µm) de espessura a partir de partes anatómicas, incluídas em blocos de parafina.
Materiais
Metal, Madeira
Medidas
21,0 x 24,5 x 20,0 cm
Localização
Vitrina do Piso 2 | Anatomia Patológica e Patologia Clínica
Incorporação
Hospital de Santo António
Nº Inventário
MCHP.2007.0314